Sobre o Projeto

Projeto Narrativas e Hanseníase

O desenvolvimento desse website está vinculado ao projeto de pesquisa “A formação em saúde a partir das narrativas de pessoas com Hanseníase: desenvolvimento de estratégias educativas mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação”, e do sub-projeto “Desenvolvimento de estratégias educativas mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino sobre hanseníase na graduação em saúde”, aprovado no edital nº05/2019 PIBIC/PIVIC-CNPq-UNIVASF, coordenado pela professora Dra. Maria Augusta Vasconcelos Palácio, e desenvolvido pelo bolsista PIBIC-CNPq Jorge Fernando Pereira Silva e pelo discente PIVIC Luis Gustavo Sobreira Macêdo e docentes colaboradores do colegiado de Medicina, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso-BA. 

O objetivo da proposta é desenvolver estratégias educativas mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino sobre hanseníase, a partir da abordagem da experiência do sujeito frente ao adoecimento.

Discute-se a integração de TDIC no ensino da saúde, a partir do desenvolvimento de estratégias que permitam compartilhar a narrativa da pessoa com hanseníase sobre a sua experiência no processo de adoecimento e tratamento. As TDIC oferecem possibilidades para mediar o processo de ensino-aprendizagem, aproximando o sujeito/paciente dos profissionais de saúde e alunos em formação. E, a partir de diferentes recursos midiáticos, permite ao sujeito narrar a sua história com a doença, os fatores familiares, sociais e culturais presentes nesse processo, com o objetivo final de ultrapassar essa visão biomédica, restrita ao ensino de protocolos clínicos que, muitas vezes, desconsidera o sujeito e a sua experiência, para um olhar ampliado e integral no cuidado em saúde. Esse projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa, Ensino e Cuidado em Saúde (GPECS), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso-BA. O GPECS está cadastrado no CNPq, é certificado pela Instituição e pode ser acessado em: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5082630548078934 e pelas nossas redes sociais

%d blogueiros gostam disto: